3 dicas para conversar bem

A conversa é o método mais simples de se conhecer alguém, e é natural para os seres humanos, que nascem com o dom da fala. Além disso, para aqueles que sabem utilizá-la, ela pode ter significados muito mais profundos. O homem que sabe se expressar, que mantém uma conversa fluindo com graça, é considerado charmoso, influente. É alguém a quem todos prestam atenção. Como criar essas vantagens? Como utilizar situação a seu favor? Como entender o que seu parceiro de conversa está pensando? Para responder a essas e outras perguntas, aqui estão três dicas sobre como iniciar e conduzir um bate-papo.

Atenção para a linguagem não-verbal

É preciso enxergar quando a conversa é ou não bem-vinda. Se a pessoa com quem você pretende falar não estiver interessada, não há como manter qualquer assunto. É importante aprender a reconhecer os sinais que indicam tipo de situação. Em um ônibus, pessoas tentando dormir, viradas para a janela ou usando fones de ouvido são bons, apesar de óbvios, exemplos. Se seu parceiro não está desinteressado mas oferece apenas respostas curtas ou não-verbais ou se desvia o olhar com frequência enquanto você fala, talvez seja melhor desistir, ao menos momentaneamente. Quanto mais você insistir, mais provável é que ele ou ela se irrite e acabe sendo deselegante.

Recomendamos para você:  4 dicas para passar uma boa imagem

Cuidado com o assunto

Inicie a conversa com algo superficial, principalmente se a outra pessoa for um desconhecido. Mesmo que sua intenção seja conhecê-la, não se preocupe, você chegará lá. Não tenha medo de começar comentando sobre o clima, se necessário. No entanto, a observação é um ponto importante, ainda mais no início. Um livro que ela esteja carregando, uma camiseta de um filme ou artista ou algo que ela esteja comendo pode tornar-se assunto inicial, desde que você tenha algum conhecimento sobre. O ambiente em que vocês estão também pode oferecer oportunidades. Deste ponto em diante a conversa tende a se aprofundar naturalmente, ou não, dependendo do seu interesse.

Não perca oportunidade de praticar

“A prática leva à perfeição”, dizem, e é verdade. Quanto maior o número de pessoas com quem você se comunica, maior o conhecimento que terá, mesmo que apenas sobre coisas pequenas ou aparentemente irrelevantes. Tudo isso leva a novas conversas, ainda mais interessantes. Além disso, técnicas como a de saber quando ouvir e quando intervir são coisas que se aprendem com o tempo e o costume, que não podem ser ensinadas ou aprendidas. Cada pessoa possui hábitos e modo de pensar diferentes, e não é tão simples aprender como reagir a cada um deles. Por isso, não tenha medo de sair puxando conversas em metrôs, se necessário. Cada uma delas é importante.

Recomendamos para você:  Atualize sua forma de sentir ciúmes

Em uma sociedade civilizada, tudo, desde uma simples compra até um casamento, começa com uma conversa. Qualquer homem de sucesso deve saber como se comunicar, e apesar de parecer assustador, se expressar não é tão difícil. Com confiança em suas habilidades, palavras educadas e um sorriso no rosto, você descobrirá que nada é tão complicado quanto antes.

Gostou das dicas de comunicação? Não deixe de assinar nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *