Ciúmes, deixe de lado esse mal

O ciúme é algo presente em todos os tipos de relações amorosas, e está ligado ao fato de não se querer perder a pessoa amada, o que pode ser visto de maneira completamente natural. Porém, quando o ciúme passa dos limites, ele pode se tornar algo muito prejudicial, trazendo consequências negativas para todos e, potencialmente, se tornar algo doentio.

Uma relação que sofre com o ciúme excessivo acaba se desgastando rapidamente, pois este sentimento pode assumir características possessivas, causando assim um grande desconforto para as duas pessoas. Ambas podem não passar a se sentir à vontade mesmo em ocasiões normais, como, por exemplo, reuniões e festas com outras pessoas.

Um dos fatores que pode causar o ciúme de modo excessivo e prejudicial é a insegurança de uma pessoa consigo mesma, pois sem a autoconfiança e segurança de suas qualidades, a pessoa sofre com o medo de perder sua companheira para outras pessoas. Assim, uma forma de se buscar evitar o ciúme é sempre levar em conta suas qualidades, os motivos que fazem com que sua esposa ou namorada tenham lhe escolhido como companheiro.

Recomendamos para você:  Atualize sua forma de sentir ciúmes

Os malefícios do ciúme excessivo não se restringem apenas aos desgastes no relacionamento, mas afetam também a vida das duas pessoas, interferindo também na vida profissional dos cônjuges, fazendo com que ambos percam oportunidades e sejam menos produtivos em seus ambientes profissionais.

Isto ocorre porque, em uma situação em que o ciúme se torna obsessivo, até mesmo o poder de concentração é afetado, fazendo com que se pense a cada momento em possibilidades, muitas vezes inexistentes, como traição ou coisas semelhantes.

Além disso, por conta do ciúme, muitas oportunidades profissionais são perdidas, como promoções e cargos mais elevados nos quais se precise viajar, por exemplo, pois não existe a confiança de que a esposa ou namorada possa ficar sozinha durante a viagem do homem, como exemplo, fazendo assim com que se abra mão de chances assim apenas por conta do ciúme.

Outro ponto afetado diretamente pelos ciúmes são as amizades, que muitas vezes são perdidas apenas pela insegurança causada pelo sentimento de ciúme e falta de confiança. Especialmente quando o homem sofre com o excessivo, é comum que algumas amizades sejam cortadas apenas para não ver sua namorada perto de seus amigos homens, fazendo com que relações de amizade sejam abruptamente desfeitas.

Recomendamos para você:  10 dicas de presentes que a sua namorada vai amar

Isto afeta também as amizades da mulher, pois da mesma forma como tenta evitar a presença de seus amigos por conta do ciúme, o mesmo ocorre com amigos dela, fazendo com que estas amizades também sejam afetadas. Muitas vezes até mesmo amigos em comum dos dois cônjuges, de longa data e antes do início da relação, também são afastados, diminuindo assim os laços do casal com as demais pessoas.

Desta forma, com a relação desgastada por conta do ciúme, afastando as demais pessoas, até mesmo os amigos, e atrapalhando a vida profissional, é causada uma série de sofrimentos. Sendo algo completamente ruim para qualquer pessoa e para qualquer relação, o ciúme deve ser controlado e evitado ao máximo, pelo bem das pessoas envolvidas e de seu relacionamento.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *