Como se portar bem à mesa

Se portar bem à mesa não significa apenas seguir “regrinhas” de etiqueta, tampouco é coisa do passado. Um bom comportamento em jantares sociais faz parte da autopromoção que você pode cultivar, além de demonstrar a amigos, colegas e chefes que você possui respeito, profissionalismo, segurança e bons costumes.

Muita gente não sabe, não se lembra ou se confunde sobre as principais formas de seguir a etiqueta de comportamento antes, durante e depois das refeições. Neste artigo, tentaremos mostrar de forma prática como se portar à mesa, para evitar constrangimentos e promover sempre uma boa imagem, que inspire confiança e boas impressões. Para isso, vamos mostrar duas formas tradicionais de se portar à mesa: a maneira americana e a maneira europeia.

A maneira americana de etiqueta à mesa

Estas são as dicas mais usadas e mais modernas para comportamento em etiqueta durante as refeições e eventos. Neste modelo, o garfo deve ser utilizado com a mão direita, enquanto a faca repousa na parte superior do prato com a serra voltada para o seu lado interno.

No momento de cortar o alimento, coloque o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita. Ao finalizar o corte, retorne à posição inicial. Neste tipo de movimento, a faca não deve ser utilizada para ajudar o garfo a posicionar a comida. Ao fim da refeição, coloque os talheres sobre o prato. O lado pouco importa, mas os dentes da faca podem ser posicionados para cima.

Recomendamos para você:  Vinho, entenda a diferença entre eles

Etiqueta de mesa à maneira europeia

É a forma mais sóbria e tradicional de se portar à mesa, de acordo com a maneira europeia. Nela, o garfo sempre fica na mão esquerda, enquanto que a faca sempre fica à direita. O garfo fica com os dentes para baixo e a faca pode ser utilizada para ajudar a posicionar a comida, de preferência na parte traseira do garfo. Ao fim da refeição, descanse os talheres sobre o prato sem alterar o lado de ambos.

Outras regras importantes

Em hipótese alguma gesticule com os talheres nas mãos. Sempre que for falar, apoie seus talheres no prato. Sim, no prato, pois uma vez que os talheres comecem a ser utilizados, não devem mais ter contato com a mesa. Ao descansar os talheres no prato após a refeição, mostre sua satisfação ao garçom e os posicione alinhados de maneira paralela, e nunca cruzada.

Talheres que eventualmente não sejam utilizados devem permanecer intocados à mesa. Evite cortar os fios de macarrão quando for consumir massas ou similares. Enrole uma porção em seu garfo e leve à boca. Tome sopa pela lateral da colher, conferindo melhor aparência ao gesto e evitando que gotas acabem caindo em sua roupa ou sobre a toalha da mesa.

Recomendamos para você:  Vinho, entenda a diferença entre eles

Use a faca apenas para cortar carnes e aves. Peixes possuem uma faca especial e pratos mais moles, como omeletes ou similares, devem ser cortados com o próprio garfo. Lembre-se também da regra de utilizar os talheres sempre de fora para dentro em relação ao prato.

Mantenha sempre uma postura cervical ereta durante a refeição. Evite se curvar ou apoiar cotovelos sobre a mesa, dando uma ideia de falta de cuidado. Sente-se conforme a orientação de seu anfitrião, sempre com calma, e comece a comer assim que ele coma ou sinalize para que seus visitantes iniciem a refeição.

Gostou das dicas sobre como se portar em uma mesa? Não deixe de assinar nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *