Conversando bem com qualquer pessoa

Desenvolver e estabelecer uma boa comunicação interpessoal é algo extremamente necessário e importante em diversos momentos de nossas vidas. Comunicar-se da melhor forma nos traz muitos ganhos, tanto na vida pessoal quanto na área profissional. Afinal, nós fomos feitos para comunicar, compartilhar e conectar-nos uns aos outros. Isso faz parte do nosso DNA e do nosso dia a dia.

Mas, como conversar bem com qualquer pessoa? Muitas pessoas têm um grande problema com a comunicação, o que prejudica a mensagem que querem transmitir ou mesmo o tom da mensagem. Para auxiliar a aprimorar a sua comunicação interpessoal, listamos cinco dicas que podem melhorar a sua comunicação como um todo. Confira logo abaixo!

Seja claro ao transmitir a sua mensagem

É muito comum pessoas se perderem no que estão falando e não conseguirem transmitir qual é a mensagem principal do assunto. A falta de clareza é um dos maiores problemas e prejudica muito a comunicação interpessoal seja na conversa com outra pessoa seja para uma grande audiência. Para melhorar essa situação, é preciso ter um foco maior durante a comunicação, evitando distrações paralelas e se atentando ao assunto principal.

Em casos de apresentações profissionais, o recomendado é montar um roteiro que indique a ordem em que os assuntos devem ser abordados. Planejar o que você vai falar é uma ótima forma de melhorar a sua comunicação, tornando-a mais objetiva e clara.

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Atente-se ao seu vocabulário

A linguagem e o vocabulário utilizados em uma conversa são essenciais para que o ouvinte consiga captar a sua mensagem. É importante ter bom senso e perceber quem é o seu ouvinte; dessa forma, você pode se adequar ao público e à situação. Em uma conversa informal com os seus amigos, por exemplo, é comum o uso de gírias ou palavras mais informais, mas em uma reunião de trabalho esse tipo de linguagem não será bem aceita. Por isso, tome cuidado com o seu vocabulário.

Observe o seu tom de voz

Muitas vezes passamos uma impressão durante uma conversa que não era o objetivo real. Isso pode acontecer devido a um tom de voz inadequado. Por exemplo, se você está irritado, a sua voz pode soar mais alta e agressiva, o que pode invalidar o seu argumento. Demonstrar tranquilidade ou segurança na hora de comunicar é essencial para transmitir a sua mensagem com clareza, evitando mal entendidos enquanto se expressa. Portanto, tome cuidado com o tom da sua voz e tente notar como ela está saindo, se está muito alta ou baixa, se soa insegura ou irritada, entre outras características. Conversar em um tom agradável de voz é um modo de facilitar o entendimento da comunicação.

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Utilize a linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é tão importante quanto a verbal. Imagine um palestrante que ao falar, não demonstra nenhum outro tipo de expressão – corporal, facial, gestual, entre outras que ajudam a reforçar o que se está falando. Em muitas ocasiões, a ausência da linguagem não-verbal passa uma sensação de desinteresse ou de insegurança. Geralmente, a linguagem não-verbal acontece de maneira inconsciente; no entanto, há muitos exercícios que podemos adotar para melhorar esta parte da comunicação. É importante manter a espontaneidade e evitar movimentos muito calculados ou muito bruscos.

Aprenda a ouvir

O sucesso de uma comunicação está na interação e no entendimento da mensagem. Para isso, é importante aprender a ouvir. Muitas vezes nos importamos em saber como estamos nos comunicando, se estamos sendo claros ou não, e esquecemos que também devemos ouvir com atenção o que o outro está falando. A compreensão da conversa torna a comunicação mais fluída e eficaz, além de justa com o próximo. É preciso saber qual é a hora de falar e qual é a hora de escutar, uma boa comunicação deve ser equilibrada nestes dois pontos.

E então, como está a sua comunicação? Conte para a gente quais são as suas dificuldades e não deixe de dizer se nossos conselhos vão te ajudar a melhorar a sua forma de se comunicar! Até a próxima.

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